All for Joomla All for Webmasters

9° Congresso Latino-Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais

O Congresso Latino-Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais (COLAOB) é um evento que a cada edição vem se consolidando como o principal na América Latina na área de Biomateriais. Esse sucesso se deve ao caráter multi e transdisciplinar que norteia suas discussões na interface das áreas de Ciências, Saúde e Engenharias, criando-se um ambiente propício para se concretizarem novas pesquisas e colaborações.

Esta foi a nona edição de um evento que se iniciou em Belo Horizonte (MG) em 1998. As edições seguintes aconteceram em Belo Horizonte (2000), São Paulo (2002), Campinas (2004), Caxambu (2006), Ouro Preto (2008), Gramado (2010), Natal (2012) e Rosário, Argentina (2014). Em 2016, aconteceu em Foz do Iguaçu (PR).

A edição do COLAOB reuniu pesquisadores atuantes em Física, Química, Engenharias, Medicina, Odontologia, Farmácia, Biologia, Medicina Veterinária, ligados à área de Biomateriais e Órgãos Artificiais, visando a promoção do desenvolvimento de novos materiais para implantes e dispositivos para a melhoria da condição humana, e o entendimento dos mecanismos de interação dos materiais com os tecidos biológicos.

O programa do Congresso foi composto de palestras plenárias, simpósios e palestras convidadas que abordou as últimas descobertas significativas e desenvolvimentos em todos os campos principais de Biomateriais e disciplinas relacionadas. Os resumos submetidos serão avaliados em relação à qualidade e ao impacto. Os resumos aceitos foram atribuídos às sessões de apresentação oral e pôster e aparecerão nos anais do congresso.

Compareceram Cientistas de outros países (principalmente latino-americanos), incluindo acadêmicos, representantes da indústria, clínicos e estudantes de uma vasta gama de disciplinas, com a tradicional abordagem multidisciplinar que é típica da nossa comunidade de Biomateriais.

Como marca tradicional do COLAOB, preparamos diversas atividades sociais de confraternização, pois acreditamos que o bom humor e um ambiente festivo ajudam no congraçamento das pessoas e na formação de amizades e de rede de relacionamentos interpessoal, que muito auxilia no desenvolvimento de trabalhos e pesquisas e na troca de experiência e conhecimentos entre seus participantes.

Anais do 9° COLAOB