All for Joomla All for Webmasters

Diretoria e Conselho: Marisa Masumi Beppu

Marisa Masumi Beppu

1º Vice Presidente

Possui graduação em Engenharia Química (1993), tendo sido a primeira colocada em desempenho acadêmico na sua turma; mestrado (1996) e doutorado (1999) em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio sanduíche na North Carolina State University (NCSU-EUA). Em 2002, foi selecionada em concurso pela Unicamp deixando carreira na iniciativa privada (Du Pont). Em 2006 realizou estágio pós-doutoral (2006) no Massachusetts Institute of Technology (MIT-EUA) e participou do programa de Mobilidade Docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 2009.

Realizou missão acadêmica na Université Laval (Quebec-Canadá, 2009) e na Université Cergy-Pontoise (França, 2014). É professora associada MS-5 (livre-docente) da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase no trabalho com polímeros naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: termodinâmica da matéria condensada, polímeros naturais (quitosana, fibroína de seda e glucomanana), adsorção e processos de separação, biomaterial, calcificação e fosfatos.

Realiza projetos, consultorias e assessoria a empresas na área de aproveitamento de recursos naturais, Seis Sigma e qualidade de processos. Possui projetos bilaterais com os EUA (MIT), Canadá (ULaval), França (EMAlès e UCP), Portugal (INEB e FEUP) e Argentina (UNR). Também coordenou projetos relacionados a ensino (CNPq FORMA Engenharia) e ao desenvolvimento de outros programas de pós-graduação (PROCAD-CAPES).

Coordena o Laboratório de Engenharia e Química de Produtos desde 2002. Orientou pós-doutorandos, doutorandos, mestrando e graduandos, além de alunos do ensino médio através do programa PICJr. Foi chefe do Departamento de Termofluidodinâmica (2004-2006), diretora associada da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp (2010-2014) onde atualmente é diretora (gestão 2014-2018). É bolsista produtividade 1D do CNPq, recebeu os prêmios Zeferino Vaz de destaque acadêmico 2012, Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação e Mérito Científico em 2012 e professora homenageada/paraninfa dos formandos da Engenharia Química (2004, 2007).